Páginas

Jovem em transição

Eduarda Matos

Desde o primeiro ano do ensino médio existe aquele dilema: "O que irei fazer da vida?". Mas decidir o melhor e fazer um bom curso em uma boa faculdade é essencial. Logo quando termina o ensino superior, ou antes, o que o jovem pensa é: "Onde irei trabalhar?". 

Nesta transição do ensino à entrada no mercado de trabalho tudo muda, pois o que está em jogo é a sua vida, o seu sustento, tudo que estudou e, quase sempre, o investimento dos pais. 

Não é fácil encontrar um bom emprego logo que se sai da faculdade. A principal causa disso é a falta de experiência, pois o jovem ainda está naquele processo de conhecer e construir a vida adulta, suas responsabilidades, suas habilidades. 

Existem aqueles jovens que conseguem fazer um curso técnico antes da faculdade, o que ajuda muito. Há também aqueles que usam os planos que o governo tem, que disponibilizam vagas de emprego para os jovens garantirem experiência na área onde querem trabalhar. Muitos jovens sofrem com esse desgaste de lutar pelo que querem, superar os obstáculos que encontram pela frente, a falta de segurança que sentem.

O melhor para quem quer um bom emprego quando sair da faculdade e não tem nenhuma experiência, é investir em conhecimento, na sua qualificação. Talvez aceitar um emprego, mesmo ganhando um pouco menos seja útil para adquirir experiência e crescer na área em que escolheu trabalhar. 

Referências: www.scielo.br/

Nenhum comentário

Postar um comentário