Páginas

Crise dos Sonhos


(Eros S.R. Rocha)

        Em tempos, ou se  preferir, eras de crises econômicas em que até nações são inteiramente atingidas, o ideal, o necessário, o racional, seria economizar  independente de quem sejas, da sua condição financeira, classe social, etc. Entretanto, estamos poupando nosso dinheiro?
É incrível como as pessoas, pelo menos no Brasil, fazem o oposto. Se deixam levar pelo constante assédio das frenéticas  propagandas que nos fuzila com os vários descontos ilusórios que induzem os pobres[...] mortais a abrir suas carteiras e sacarem aquele que é um dos principais promovedores do descontrole econômico. O cartão.
A facilidade que esse quadrilátero eqüiângulo de plástico proporciona, inclusive de maneira genial, faz com que as mentes fracas comprem suas nicas.  E agora vem a parte desagradável e vergonhosa. Não têm condições pra pagar, como vivemos em uma sociedade extremamente capitalista elas acabam por dar inicio ao progressivo declínio da terrível bola de neve chamada divida. Em seguida provoca o efeito dominó que sai atingindo outras pessoas, e no fim das contas o pais inteiro sente.
Sinceramente não vejo forma de acabar com o consumismo, até porque é benéfico também pois movimenta o mercado financeiro. Então o jeito é diminuir o seus danos. Como? Fazendo investimentos de lucro. Em suma, o importante não é parar de comprar e sim ter dinheiro pra gastar. Idéia essa que precisa ser difundida na população em geral.

Nenhum comentário

Postar um comentário